"Sim, senhor, tudo o que queira, mas são as palavras as que cantam, as que sobem e baixam. Prosterno-me diante delas. Amo-as, uno-me a elas, persigo-as, mordo-as, derreto-as. Amo tanto as palavras. As inesperadas." P. Neruda.




quarta-feira, 5 de maio de 2010

2009






Estive um ano fora. Ruas, estradas, todas elas me levaram para fora de mim. Percorri distâncias enormes e ao fim, o que encontrei fui eu, insone e dispersa, quase assim vencida, quase assim fingindo. O tilintar dos copos não anunciava mais brindes mas sim, mais uma noite sem poesia. Da lida, distanciou-se o poema, a forma, o espanto e o que em mim, me diferenciava. Aprendi certas verdades inúteis, apreendi certas vontades vazias. À espreita, nas esquinas escuras da linda São Paulo, Nietzsche me dizia que eu não morreria. Acreditei nele e hoje estou aqui, mais forte. Entre as rochas, surgiram sim algumas flores, e destas, brotaram sementes: sou terra fértil. E agora, quase estranha à folha branca de papel, me pego tímida, pouco afeita ao sentir. Estive um ano fora. Trago histórias para contar. Algumas não conto por agora; deixo em descanso, para que fiquem mais belas com o passar do tempo, com o retoque perfeito que a lembrança dá a certas passagens, certas paragens. Estive um ano fora. E eu não sei quem vence em mim, se o dia manso ou a noite escura, mas de mim não fujo:

de mim, não saio mais.



4 comentários:

Ana Paula disse...

Um ano fora (e que ano!), privado de palavras que aliviam e animam. Não se prive mais, não finga, não fuja. Descubrimos o que somos fazendo o que gostamos e também o que odiamos. Não nos deixe sentir saudades de suas palavras, nunca mais!

Beijos.

Nirton Venancio disse...

Não nos deixe mais, Luzzsh.

Greice disse...

Puxa!! Hoje acordei sem saber o que fazer da minha vida... me sentindo perdida e entrando aqui e ali me deparei com seu Post 2009 e tive a certeza de que não posso mais fugir nem sair de mim. No meio da tempestade que se instalou na minha estrada não posso me queixar de ter conhecido alguém capaz de escrever e traduzir emoções com tamanha sensibilidade. Obrigada!!

J.F. de Souza disse...

que bom que você se encontrou. =)

=*